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Engajamento – O que mudou no mundo corporativo ?

Me lembro que um pouco antes de entrar no mundo corporativo aprendi algumas coisas que faziam muito sentido naquela época:

  • O mundo corporativo é competitivo;
  • O mundo é egoísta;
  • Aqui quem manda pode quem tem juízo obedece!
  • Deixe os seus problemas pessoais do lado de fora da “catraca”;
  • Aprenda a ser frio e controle seus sentimentos, ninguém respeita quem se mostra vulnerável!

E muitas outras ….

O tempo passou e hoje escuto muitas historias de executivos que se sentem desmotivados no seu dia a dia de trabalho!  O que esta faltando?

Engajamento!!!

O engajamento é mais do que uma iniciativa de RH, é uma referência estratégia de como fazem negócios. – Empresas tem taxa de crescimento 3,9 maiores segundo pesquisa da GALLUP

Pesquisa AON Hewitt: empresas com alto nível de engajamento tem retorno sobre investimento 22% maior do que a média. Empresas são mais resilientes às crises.

Ou seja, o engajamento é fundamental para a saúde do negocio!

UK Engage for Success Task Force identificou 4 pontos que possibilitam engajamento:

  • Liderança visível que empodera as pessoas – descreve de onde a organização vem e para onde vai
  • Gerentes engajados estabelecem foco para suas equipes e dão a elas responsabilidade, as tratam como indivíduos, as treinam, dão suporte, e as desafiam.
  • Funcionários tem o poder e oportunidade tanto para reforçar quanto para desafiar as crenças existentes. Funcionários são vistos como o elemento central para definir soluções.
  • Integridade organizacional – os valores pregados na parede são refletidos nos comportamentos do dia-a-dia

O engajamento é um tema central para ser discutido nos planejamentos anuais e não deve ser delegado como um tema de responsabilidade única da área de Recursos humanos. Engajamento não é construído em treinamentos, mas sim no dia a dia, na revisão da cultura e no envolvimento de toda a liderança.

Um abraço,

Mariane Ortiz

 

Quer ler mais sobre isso veja o artigo – Satisfação no trabalho.

Experiência de mais de 25 anos de atuação como alta executiva de empresas líderes de mercado nos segmentos publicitário, mídia e entretenimento. A maioria no Grupo Abril em diversas funções sempre exercendo liderança e gestão de pessoas, a formação de sucessores e de equipes de alta performance chegando a Vice-Presidente Comercial.

Coach Executiva, especializada no atendimento à executivos e profissionais liberais, com formação nas principais instituições do mercado, Instituto Eco Social e ICI – International Coaching Integration, ambas credenciadas pela ICF (International Coaching Federation), e com especialização em Human Dinamic e Comunicação Não Violenta. Certificada pela Centacs-Workplace Big Five Assessment na aplicação, análise e devolutiva.

Membro do ABRH e credenciado nível ACC pela ICF.

Formada em Pedagogia, Publicidade e MBA em Marketing de Serviços formada respectivamente pela PUC/SP, FGV e FIA/USP.

 

 

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