Posts recentes

POSIÇÃO DE COACH

Caros leitores, estou lendo o livro Flow: A essência do coaching  e resolvi compartilhar com vocês um trecho que considerei importante para quem atua como Coach. Recomendo a leitura e espero que gostem!

___________________________________________________________________________

Posição de coach é uma perspectiva neutra, imparcial, sem julgamento, a partir da qual pode-se relaxar e explorar a consciência em sua totalidade. Aquela que você pode chamar de “postura zen da testemunha imparcial”, na qual consegue ver um sistema todo, inclusive a caixa de riquezas internas sobre a qual todos nós estamos sentados, de alguma forma em nossas vidas.

Entrar na posição de coach e manter-se nela significa obter sentido e criar consciência do ponto de vista do sistema como um todo. Enquanto coach numa conversa de coaching, significa declarar internamente sua disposição em manter uma visão ampla e ao mesmo tempo ter um ponto de vista neutro, sem julgamento sobre as metas e objetivos de seu cliente. É particularmente útil em conversas transformadoras entre coach e seu cliente. Vocês criam confiança mutua permanecendo longe de suas próprias ideias pessoais, e entrando na vastidão da curiosidade relaxada, a respeito da ampla gama de metas de transformação dessa pessoa, aqui e agora.

Quando um cliente se dá conta do fato de que não há um ponto de vista absolutamente correto em qualquer situação, ele está livre para expandir a sua consciência e começar a explorar muitas perspectivas.

O primeiro passo e fazer um pedido interno para deixar de lado todo o julgamento, preferência, opção e se comprometer a “manter o espaço” para o cliente.

 

Trecho do livro Flow: A essência do coaching – terceiro livro da Trilogia A Arte e a Ciência do Coaching

Autoras: Marilyn Atkinson e Rae T. Chois

Editora: Perse

Yara Leal de Carvalho

yara@questaodecoaching.com.br

https://www.facebook.com/questaodecoaching

 

 

%d blogueiros gostam disto: