Posts recentes

Carregando o passado…

A inabilidade da mente humana de se libertar do passado é ilustrada na história dos dois Monges, Tanzan e Ekido, que estavam caminhando em uma estrada de terra que havia se tornado extremamente lamacenta após chuvas pesadas. Perto à uma vila, eles se aproximaram de uma mulher que tentava atravessar a mesma estrada, mas a lama estava tão profunda que certamente ela iria estragar seu kimono de seda. Tanzan a pegou em seus braços e a carregou até o outro lado.

Os monges continuram a caminhada em silêncio. Após 5 horas, quando estavam próximos ao templo, Ekido não conseguiu se segurar e perguntou: “Por que você carregou aquele mulher? Nós monges, não devemos fazer coisas como esta?”

“Eu coloquei a mulher do outro lado da estrada há algumas horas!” disse Tanzan e continuou: “Você ainda está carregando ela? ”

——————–

Imagine como a vida é para pessoas que vivem como Ekido, o tempo todo… incapazes de se libertar internamente das situações, acumulando mais e mais “coisas” dentro de si.

O passado vive em nossa memória e as memórias não são um problema. O fato é que através das memórias é que aprendemos sobre nossos erros no passado. Mas quando as memórias e pensamentos do passado nos consomem, isto pode ser problemático e atrapahar o nosso dia a dia. Neste caso, a personalidade que está condicionada ao passado torna-se uma prisão.

E você? Aprende com o seu passado e o liberta? ou continua a carrega-lo por onde vai e continua a cometer os mesmos erros?

Tenha um ótimo final de semana e até breve,

 

Ticiana Tucci

ticiana@questaodecoaching.com.br

Texto extraído do livro  A New Earth de Eckhart Tolle

%d blogueiros gostam disto: