Posts recentes

O Valor de sua ideia

ideia 1

Comecei este ano a atuar com private equity. O tema de meu artigo anterior foi justamente sobre esse assunto, que dou continuidade no presente artigo.

Os fundos de private equity geralmente aportam valores em empresas já existentes e em atividade. A atuação consiste em preparação para processo de venda ou abertura de capital.

Devido a minha atividade, tenho estudado, pesquisado e presenciado as iniciativas de empresas de grande porte em conhecer ideias que saem do papel e se transformam em prática, por parte de seus funcionários inclusive, ou patrocinando oportunidades a outras pessoas, gerando as chamadas startups. Em empresas conceituadas, espaços direcionados a esta função já se tornam comuns por exemplo.

Quero abordar este tema! O valor de sua ideia!

Cases de sucessos extraordinários surgiram assim! De uma simples ideia, de uma conversa informal com um cliente ou fornecedor, de um bate papo em um almoço, happy hour!

E você? Quantas ideias já teve e não as colocou num papel? Ou pensou ser loucura? Ou ainda, em segundos pensou não ter condições para levar adiante e a arquivou?

Quero reforçar que o mundo nunca esteve tão favorável a 100% de suas ideias!

Quantas vezes estamos em uma simples fila (mercado, padaria, açougue entre outros) e nos deparamos com alguma ideia que poderia otimizar o tempo? Ou facilitar nossas vidas?

Recentemente estive em um evento, para divulgação de um ambiente de empreendedorismo em São Paulo. Um local onde se encontram executivos de fundos de investimento, empresários, e orientadores e que estão aptos a ajudar e aportar recursos para a estruturação de startups. Há um filtro, realizado através de uma conversa para apresentação do projeto onde várias perguntas são realizadas, sim! O idealizador deve estar preparado para vender seu projeto! Se este for considerado viável e promissor, sua empresa recebe toda estrutura necessária, passando por consultoria financeira, tributária, marketing entre outros.

Durante a apresentação, algumas empresas já constituídas e representadas por seus fundadores deram o relato de suas experiências, bem como o foco de atuação. Foi neste momento que fiquei encantado com tanta criatividade. Confesso que vi exemplos nos quais já pensei, porém caí nas armadilhas mencionadas anteriormente! O que julgamos ser difícil ou loucura, outros encaram como oportunidades e persistem! Ideias simples, porém de grande impacto, voltadas a sustentabilidade, questões sociais, tecnologia, serviços, mas que saíram do papel e colocadas em prática!

Desta forma, deixo minha mensagem: Não descarte suas ideias! Pode ser que nem 100% delas sejam viáveis, mas se uma delas for e se você a praticar poderá fazer a diferença e se destacar!

Hoje em dia diversos segmentos em aportes de capital estão em atividade no mercado, além do private equity, vamos lembrar?

Venture Capital: Geralmente aportam recursos em empresas já estruturadas, porém em fase de desenvolvimento.

Seed Capital: Geralmente aportam valores em empresas em fase inicial com objetivo de ajudar no desenvolvimento do negócio.

Anjos: Tipos de investimentos oriundos de investidores independentes com seus recursos próprios a negócios que representam um projeto ou uma ideia.

Se você possui ideias, ou projetos em início de atividade ou possui uma empresa que necessita ajuda para expansão ou reestruturação, procure por ajuda. A solução pode ser viável e mais acessível do que se imagina.

Marcos Garcia,

Sócio da Somiar Consultoria que atua em quatro pilares de grande importância para empresas: Auxílio na captação de recursos, ajudando a analisar e escolher a correta modalidade de operação de crédito para cada necessidade. Planejamento Financeiro e Estratégico onde a atuação está voltada à implantação de um controle financeiro e análise para redução de custos e otimização de receitas e também na Reestruturação de dívidas.

 

%d blogueiros gostam disto: