Posts recentes

Entrevista Rosa Bernhoeft – MENTORING

  • Foto RosaGraduada em Educação e Engenharia na Universidade de San Marcos, no Perú.
  • Autora do livro “Mentoring – Abrindo Horizontes, Superando Limites, Construindo Caminhos”.
  • Coach de altos executivos há 30 anos com atuação nacional e internacional (USA, Portugal, América Latina e Brasil). É certificada no Coaching Clinic pela (CCU) USA.
  • Como Sócia Fundadora da Alba Consultoria desenvolve Conceitos, Tecnologia e Metodologia para Gestão de Carreira e Competências, Treinamento e Desenvolvimento.
  • Autora do Sistema VECA (Verificação das Competências Administrativas) aplicado para identificar Potencial, Perfis de Competências e Estratégia de Gestão.
  • Vasta experiência em Gestão Estratégica de RH, em autodesenvolvimento de executivos e análise de poder e de cultura das organizações. Consultora em Desenvolvimento Organizacional, Planejamento, Orientação de Carreira e Counseling para altos executivos.
  • Participa ativamente em diversas entidades de Recursos Humanos nacionais e internacionais.
  • Membro do Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração e Câmara de Comércio.
  • Membro didática e habilitada em PNL e Análise Transacional

QC: Qual sua definição para Mentoring?
RB: O Mentoring é uma parceria que se estabelece entre  Mentor e Mentorado,  buscando resultados de vida e carreira . Possibilita abrir horizontes, construir caminhos, aprimorar relacionamentos e superar limites.

QC: Como você diferencia Mentoring de Coaching?
RB: O Coaching pode ser realizado pelo Superior imediato, Consultor Interno ou Externo, e fundamentalmente orienta e troca informações com o Coachee com foco no resultado de curto e médio prazo e no cotidiano. Impulso no trabalho atual com consequência no encarreiramento futuro.
No processo de Mentoring a orientação profissional é realizada por alguma pessoa da organização (profissional competente, aderente aos valores da cia. e com senioridade)  e tem foco nos resultados de curto, médio e  longo prazo e para a vida e carreira. O impulso no encarreiramento futuro / no desenvolvimento do indivíduo, tanto pessoal como profissional. 

QC: Quais os principais benefícios que um programa de Mentoring traz para a organização?
RB: Mentoring é uma estratégia de gestão de pessoas  que contribui significativamente para o amadurecimento profissional e pessoal do público envolvido, capacitando-o a gerar mais valor e qualidade para os negócios. Com o processo de Mentoring a organização vai reter e desenvolver talentos e potenciais com o fortalecimento do plano de carreira e sucessão. Acelera o desenvolvimento das lideranças através da troca de experiências ao mesmo tempo em que melhora a integração e alinhamento com a cultura da empresa. Desenvolve e exercita a liderança educadora e assegurar a perenidade e a disseminação da “tecnologia” de cada profissional, renovando e atualizando o conhecimento com baixo custo.

QC: Qual é o papel e ganhos do Mentorado?
RB: É parte do papel do Mentorado assumir o compromisso do seu processo e admitir a necessidade de acompanhamento e desenvolvimento e feedback. Durante o processo ele deve agir concretamente na efetivação dos conteúdos do programa e do cronograma e empenhar-se na busca de soluções e melhorias avaliando as evidências positivas, negativas  e conscientizando-se de sua responsabilidade na mudança e crescimento.

Seus ganhos estão no aproveitamento da aprendizagem e aceleração de desenvolvimento com ampliação da visão do negócio e melhor domínio da cultura empresarial. Ele tem um espaço para discussão de ideias e inquietações. Desenvolve a confiança e abertura nas relações com a organização e com isso potencializa suas competências, descobre novas formas de fazer o trabalho e de gerenciar metas e resultados com performance diferenciada. Se fortalece para desenvolver projetos de inovação e de interesse da organização de forma assistida e monitorada e melhora gestão das oportunidades de crescimento da carreira.

QC: Quais são as variáveis ou ações que você considera fundamentais para o sucesso de um programa de Mentoring dentro de uma organização?

RB:

. Troca

.  Confidencialidade

.  Execução dos contratos

.  Aferição de resultados

. Parceria

. Engajamento

. Aprendizagem continua e recíproca

. Disciplina

. Ausência de julgamento

. Sem hierarquia

QC: Como um programa de Mentoring se relaciona com o programa de sucessão?
RB: O Mentoring é um acelerador do desenvolvimento pessoal e profissional,  apoiado na experiência do Mentor nos mais variados campos do conhecimento: visão estratégica, planejamento, visão de negócio, relacionamento, comunicação gestão e liderança, inovação dentre outros. Deste modo o Mentoring é considerado um processo que tem bastante importância na formação de uma base sólida de sustentação dos movimentos de carreira na organização envolvendo a formação e desenvolvimento do Banco de Talentos e Sucessores.

QC: Qual seria sua mensagem final para nossos leitores?
RB: Vivemos hoje em um cenário adverso, onde a necessidade de adaptação é constante, a valorização do êxito de curto prazo e isolamento, muitas vezes gerado pela distância física ou pelo nível de confiança entre as pessoas. Julgamos ser possível e queremos dar conta de todos estes desafios, mantendo um bom nível de energia, criatividade, integridade e realização, sendo para tanto, fundamental buscar o fortalecimento pessoal. Este fortalecimento é possível por meio da ampliação do autoconhecimento; buscando com coragem entrar em contato com nossas expectativas, sonhos, habilidades, defasagens, fragilidades e limitações.  O Mentoring cria a oportunidade de compartilhar todos estes temas, e a partir da experiência do Mentor, aliada ao seu genuíno desejo de contribuição, surgirão oportunidades para reverter as maiores dificuldades, ancorada na confiança e confidencialidade, a qual se torna facilitadora de novos aprendizados.

Veja mais informações sobre Mentoring no vídeo abaixo:

 

IMG_4648

%d blogueiros gostam disto: