Posts recentes

Aporte de capital em empresas

Aporte de capital em empresas

Precisa de recursos para sair de uma situação difícil, expandir seus negócios ou mesmo iniciar um projeto?

Estas perguntas consideradas comuns no dia a dia do empreendedor representam um grande desafio ou mesmo dificuldade pois o caminho mais curto torna-se a procura por instituições financeiras.

Se a empresa passa por dificuldades, não conseguirá crédito facilmente devido sua situação de risco visualizada por quem realiza empréstimos. Se está em início das atividades e quer expandir, ainda não possui histórico e passa a ser encarada como operação de alto risco assim como os projetos que ainda não saíram do papel.

Neste momento, o empreendedor que pode possuir um serviço ou produto diferenciado, inovador e promissor vê seu futuro ameaçado e comprometido pelas razões mencionadas. Infelizmente este cenário é comum em nosso país, ainda mais com a crise em que nos encontramos.

Este cenário desfavorável pode ter solução.

Para uma empresa que necessita recursos para expansão ou para as já existentes que passam por dificuldades, fundos de investimentos podem realizar o aporte de capital necessário para o crescimento, expansão e/ou sobrevivência do negócio.

Como funciona?

Estes fundos de investimentos ou investidores independentes são veículos de investimento que aportam recursos em empresas que têm grande potencial de crescimento. Em troca, recebem uma participação nos lucros.

Vários pontos positivos podem ser visualizados neste momento. Como já mencionado em artigos anteriores, o empresário pode ser muito competente tecnicamente ou comercialmente, mas é difícil ser 100% presente e atuante em todos os departamentos da empresa e desta forma, a centralização de decisões pode afetar seus negócios e limitar seus diferenciais.

Um novo sócio pode melhorar a saúde da empresa, pois além do aporte financeiro, atuará na parte estratégica do negócio e pode oferecer apoio à gestão, de acordo com sua experiência.

Mas qual a origem dos recursos?

Fundos de private equity, seed capital e venture capital são responsáveis por aplicar recursos de terceiros e/ou recursos próprios das empresas gestoras. Investem esses recursos em várias empresas e formam uma carteira de investimentos diversificada e desta maneira proporcionam o melhor retorno possível aos investidores.

Tipos e conceitos:

Private Equity: Geralmente aportam valores em empresas já existentes e em atividade. A atuação consiste em preparação para processo de venda ou abertura de capital.

Venture Capital: Geralmente aportam recursos em empresas já estruturadas, porém em fase de desenvolvimento.

Seed Capital: Geralmente aportam valores em empresas em fase inicial com objetivo de ajudar no desenvolvimento do negócio.

Anjos: Tipos de investimentos oriundos de investidores independentes com seus recursos próprios a negócios que representam um projeto ou uma ideia.

O empresário que se interessa por estes canais deve buscar empresas de atuam com private equity e investment banking para uma conversa a apresentação de sua situação. Se houver espaço e possuir as características necessárias à operação como mencionado anteriormente, sendo seu produto ou serviço diferenciado, inovador, eficiente e promissor passará por processos que proporcionem mensurar seu valor, seu potencial de crescimento, estudar seus riscos e então viabilizar aporte de fundos em seu negócio ou ainda prepará-lo para que receba uma oferta coerente de mercado.

Marcos Garcia,

Sócio da Somiar Consultoria que atua em quatro pilares de grande importância para empresas: Auxílio na captação de recursos, ajudando a analisar e escolher a correta modalidade de operação de crédito para cada necessidade. Planejamento Financeiro e Estratégico onde a atuação está voltada à implantação de um controle financeiro e análise para redução de custos e otimização de receitas e também na Reestruturação de dívidas.

 

No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: