Posts recentes

Mentoria – O apoio que nos faz brilhar

Mentoria

Quanto era mais jovem, lá no início de minha carreira, eu sempre escolhia algumas pessoas com as quais trabalhava para observar seu comportamento profissional, a forma de se vestir, de se comunicar com as pessoas e, sobretudo, a forma como lidavam com os problemas de suas respectivas áreas. Da mesma forma observava profissionais com comportamentos os quais creio que jamais serei capaz de reproduzir, pois vão frontalmente contra meus valores e crenças. Talvez seja por este motivo que desde então sempre atuei na área de Recursos Humanos.

Estes profissionais, nem sempre eram meu chefes* diretos, mas neles espelhava minha imagem, comportamento e forma de agir, chegando a falar comigo mesmo: – ah, então é assim que devo agir diante a uma situação com esta.

Muitos deles infelizmente já se foram deixando um grande legado por onde passaram e em especial, para mim!

Na verdade, estes profissionais eram os exemplos e mentores que elegi, não apenas para minha carreira profissional, assim como para minha vida pessoal.

Com alguns deles eu tinha a liberdade de expressar meus sentimentos e ambições profissionais, aliás, um deles, o qual ainda consulto eventualmente,  me disse: Seu futuro não está aqui, você precisa entender que seu desafio é maior e em uma grande capital. Era o que me faltava para dar uma guinada de 180º graus. Ele também se orgulha de ter direcionado não só a mim, mas a muitos outros profissionais com os quais ainda atua.

Recentemente meu filho me confidenciou que na empresa na qual trabalha há um ano como Trainee, foi recentemente contratado um profissional oriundo de uma grande e renomada empresa, o qual espontaneamente se ofereceu para ser seu mentor.

O que eu quero trazer aqui é o benefício mútuo que uma verdadeira Mentoria pode trazer aos personagens desta parceria. Diferentemente do Coaching, que o direciona a atingir um objetivo especifico, a Mentoria ou Mentoring, como é mais conhecido, envolve uma troca de experiências, aprendizados e auto descobertas, que transcendem a vida profissional, atingindo nossas famílias e sociedade em geral.

Hoje vejo a relevância de um processo de mentoria nas organizações, tanto para os profissionais iniciantes, haja vista que se tornou padrão um Mentor para cada Trainee contratado, assim como para a definição de sucessores, pois um dia eu vou, você irá, todos iremos, para outra organização, ou não!

Ninguém chega ao sucesso sem uma história rica de acertos, mas também de fracassos, dificuldades nos relacionamentos interpessoais e eles nos ensinam também, não é verdade?

Como enfatizou a Professora Rosa Bernhoeft em uma recente aula na sede da ABRH SP, o Mentoring é uma parceria para resultados de vida e carreira que possibilita abrir horizontes e construir caminhos sem limites!

* denominação natural da época

Carlos Prado Consultor RH e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas FIA – USP.

 

No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: