Posts recentes

OS TRÊS FILTROS

Três filtros

Pai e Filho, na tentativa de purificar a água que utilizavam em casa, resolveram limpar o filtro que estava na cozinha. Enquanto limpava, o pai passou a explicar ao filho a importância de filtrar a água antes de bebê-la. Terminada a limpeza, fizeram o teste e o pai comentou:

“-Veja como a água está limpa! Todas as impurezas ficam nos filtros. O sujo que consegue passar por um, fica no outro ou no outro e resultado final é maravilhoso.”

A mãe, ouvindo o comentário do esposo, aproveitou a oportunidade e disse:”- Há também, três filtros que podemos construir dentro de nós, e são aquilo que de mais precioso alguém pode ter, ao pensar que está ajudando ou prejudicando alguém. E não precisa ser de carvão. São filtros da VERDADE, da BONDADE, e da UTILIDADE. Assim como você, meu filho, viu o resultado do uso do filtro de carvão, um dia vou lhe mostrar o que acontece quando utilizamos esses outros filtros que carregamos dentro de nós.”

Passado algum tempo, o menino voltou da escola e veio comentar com a mãe um fato, num tom sensacionalista: “-Mãe, sabe o que me disseram da família do Nelsinho?!”

– Bem meu filho, chegou a hora de usar os três filtros internos de que lhe falei aquele dia. Comecemos com o filtro da VERDADE: você tem certeza de que o que vai me contar é verdade?”

– Bem… não sei não… só estou repetindo o que disseram.”

– Pois bem, vamos agora passar pelo filtro da BONDADE (ou amor): se isso que estão falando fosse algo acerca da nossa família, você gostaria que fosse espalhado, contado?”

“- Ah! Não! Se fosse com a nossa família, de jeito nenhum.”

– Finalmente, usemos o filtro da UTILIDADE (ou necessidade): você acha útil e necessário passar esta notícia adiante?”

Autor desconhecido

Pratique isso!

Yara Leal de Carvalho

yara@questaodecoaching.com.br

https://www.facebook.com/questaodecoaching

 

No Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: