Posts recentes

Cielo Coaching – Fortalecendo a cultura do Coaching e o desenvolvimento da liderança e talentos.

Coaching Interno

O programa Cielo Coaching foi criado com o objetivo de oferecer aos colaboradores a oportunidade de reflexão sobre carreira, consolidar a cultura do Coaching  e acelerar o desenvolvimento da liderança sênior.

Estamos na 6ª edição, sendo que mais de 200 colaboradores participaram do programa como coachee e temos 67 líderes capacitados nas ferramentas de Coaching para atuar no programa.

As diretrizes estratégicas do programa estão baseadas em nossos Oito Princípios de Carreira, onde destacamos principalmente o terceiro, quarto e quinto princípios:

1 – O desenvolvimento de carreira na Cielo é baseado em meritocracia.

2 – Resultado, atitude, habilidade e conhecimento são os elementos chave para desenvolvimento de carreira na Cielo.

3- O colaborador é o responsável pelo desenvolvimento da sua carreira.

4- Os gestores da Cielo são responsáveis pela ativação da estratégia e dos instrumentos de gestão de talentos & carreira  disponibilizados pela  Cielo.

5 – Os talentos são da Cielo e não de áreas específicas.

6 – As trilhas de carreira ideais são as que oferecerem a diversidade de experiências relevantes para garantir o sucesso no cargo pretendido.

7 – Amplitude e profundidade são ambos importantes no conjunto de experiências  on the job ao longo da carreira.

8 – A Cielo valoriza tanto a carreira  técnica como a de liderança.

A Proposta de Valor ao Colaborador e a Proposta de Valor ao Acionista também norteiam as ações do programa em seus pilares:

  • Desenvolvimento e Carreira: Propiciar oportunidades para o desenvolvimento contínuo de cada colaborador fortalecendo sua carreira.
  • Gestão de Talentos e Backups: Identificação, desenvolvimento e retenção de profissionais de performance diferenciada.

Arquitetura do Programa

O programa é composto por sete reuniões com duração de uma hora e meia, no período de seis meses e está dividido em quatro fases:

  • Fase 1 (01 reunião) – Planejamento e Preparação: reunião de empatia, para que Coach e Coachee possam ter um primeiro contato. Nesta primeira reunião, o Coachee disponibiliza  suas avaliações de desempenho, feedbacks recebidos e resultados de assessment
  • Fase 2 (02 reuniões) – Análise de Necessidades: entender o contexto do coachee e sua demanda. Iniciar a discussão do Plano de Ação.
  • Fase 3 (02 reuniões) – Desenvolvimento e Coaching: Propiciar  reflexões que tenham real significado ao Coachee.  Elaboração do Plano de Ação.
  • Fase 4 (02 reuniões) – Manutenção e Apoio: Colocar o Plano de Ação em prática e encerramento do processo.

Durante a fase 1 e 2, o Coachee tem a oportunidade de participar do workshop de autoconhecimento com aplicação da avaliação 360o e inventário baseado na metodologia DISC, como forma de aprofundar o autoconhecimento e apoiar a reflexão, trazendo uma visão  interna (DISC)  e uma visão externa (avaliação 360 o).

Ao final do processo, o Coachee realiza a avaliação com espaço aberto para críticas e sugestões. Esta avaliação compõe um dos indicadores para a definição dos Coaches que foram destaque no ano e serão reconhecidos como uma ação de desenvolvimento internacional nos temas de liderança ou Coaching.

Um dos diferenciais do programa é que o Coach e Coachee, não podem ser da mesma vice-presidência. Esta medida é fundamental para mitigar conflitos de interesse e trazer mais confiança ao Coachee durante as reuniões.

Os Coaches são definidos em conjunto com os Business Partners onde avaliamos: a nota da pesquisa de engajamento, avaliação da competência liderança inspiradora e momento atual do Coach. Sugerimos a cada Coach que atendam no mínimo dois Coachees no ano.

Cielo Coaching hoje está posicionado como um dos programas de talent  management da empresa e o público-alvo é composto por  trainees do segundo ano, colaboradores que foram reconhecidos como Key People e colaboradores que se destacaram como talento em nosso Fórum de Gestão de Talentos nas posições de consultores, coordenadores e gerentes.

Aprendizados e Oportunidades

Ao longo do tempo, o programa passou por ajustes, resultado das lições aprendidas nesta jornada de desenvolvimento, abaixo compartilhamos os principais pontos:

  • A capacitação do gestor no programa não é uma capacitação para atuar como líder Coach. O conteúdo do treinamento é customizado para que o gestor possa compreender seu papel no programa, fazendo a diferenciação entre Coach, gestor e mentor.
  • A participação no programa para Coachee e Coach  é opcional.
  • A determinação do tema a ser trabalhado é confidencial e o Coachee é responsável por estabelece-lo.
  • A definição do Coach não é direcionada. O Coachee tem liberdade de escolher o Coach que tenha maior empatia, respeitando as regras do programa.
  • Construir um processo de aprendizado e atualização continua para Coach, com a previsão de reciclagem e reuniões de acompanhamento para compartilhar experiências e melhores praticas, além de ter a oportunidade de esclarecer possíveis dúvidas e dilemas.
  • Delimitar claramente qual é o objetivo do programa e quem é o publico alvo.
  • Ter indicadores de monitoramento do programa para acompanhar a realização das reuniões e qualidade da ação de desenvolvimento e desta forma, o Business Partner possa apoiar nos possíveis desvios do programa.
  • Promover o reconhecimento dos Coaches de maior destaque no ano.
  • Realizar reuniões de kick off a cada edição para convidar gestores a serem Coach e aos futuros Coachees, para conhecer os benefícios do programa.
  • Realizar uma análise profunda para indicação dos gestores que serão convidados a atuar no programa.
  • Ser criterioso na escolha do parceiro de Coaching que irá apoiar o processo.

O programa vem se consolidando a cada ano na organização.  A participação dos elegíveis ao programa é em média de 60% e dos gestores convidados para atuar como Coach em 70%. A nota de satisfação com processo está em torno de 9,4, mas ainda temos oportunidades para aperfeiçoar o programa.

Podemos destacar como os maiores desafios:

  • Ampliação do número de Coaches.
  • Conciliar a agenda corporativa com o programa seja para Coach quanto para o Coachee.
  • Incentivar o protagonismo do Coachee no processo .
  • Trabalhar a desconfiança do colaborador em relação ao Coaching interno e conscientizá-lo da importância do processo em seu desenvolvimento.
  • Demonstrar ao colaborador que a participação do Programa é uma forma de reconhecimento.
  • Que o processo de Coaching interno precisa ser olhado com a mesma seriedade de um processo externo.

Conclusão

Notadamente, os gestores que participam do processo como Coach também se desenvolvem e tem a possibilidade de aplicar seu aprendizado com sua própria equipe. Além disto, reforçamos junto este público a visão compartilhada de desenvolvimento de nossos talentos.

Aos Coachees é oferecida a oportunidade de refletir a respeito de sua carreira sobre nova perspectiva, potencializar competências para aplicação nos seus objetivos profissionais e acelerar seu desenvolvimento. Sem dúvida, a participação no programa é uma das ações que contribuem para nosso índice de retenção de talentos estar na casa dos 97%.

A implantação de um programa interno de Coaching requer especial atenção, pois não podemos perder a perspectiva que o Coach e Coachee estão inseridos dentro da mesma cultura e a dinâmica organizacional, que ao mesmo tempo em que apoia o Coach no entendimento do contexto em que Coachee está inserido, também pode contaminar a capacidade de novos olhares sobre um mesmo tema.

Ressaltamos abaixo os principais cuidados a serem tomados:

  • O sponsor do programa deve ser da alta liderança e ter participação ativa do nas atividades.
  • Clareza nos papéis e responsabilidades dos envolvidos: Coach, Coachee, gestor do Coach e Recursos Humanos.
  • Reforçar o posicionamento ético e transparente do Coach e Recursos Humanos.
  • A confidencialidade e liberdade de escolhas do Coachee são essenciais para a consolidação do programa.
  • Compreender que é um programa de longo prazo, dado que a mudança de cultura ocorre em média de três a cinco anos.

Gislaine Prado

Especialista Desenvolvimento Organizacional e Consultora de Carreira

ESSE ARTIGO FOI ORIGINALMENTE PUBLICADO NA REVISTA DE COACHING BRASIL

 

  • Hey I Pretty loved studying your world-wide-web . The content have been definitely educational. Thank by yourself therefore considerably!

  • I appreciate, cause I found exactly what I was looking for. You’ve ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

  • Some really nice and utilitarian information on this internet site, as well I think the design and style has wonderful features.

  • Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it is truly informative. I am going to watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

  • Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article. I’ll make sure to bookmark it and come back to read more of your useful information. Thanks for the post. I will definitely comeback.

  • I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great. I don’t know who you are but certainly you are going to a famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

  • Simply wanna admit that this is invaluable , Thanks for taking your time to write this.

  • I really appreciate this post. I’ve been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thanks again!

  • I am glad for writing to let you know of the perfect experience our child had browsing your web site. She came to find a wide variety of things, which include what it is like to have a wonderful helping nature to have the others without problems know just exactly certain grueling topics. You undoubtedly did more than visitors’ expected results. Many thanks for rendering those great, safe, explanatory and as well as unique guidance on the topic to Lizeth.

  • Good write-up, I am regular visitor of one¡¦s web site, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a lengthy time.

  • We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your site offered us with valuable information to work on. You have done a formidable job and our whole community will be thankful to you.

%d blogueiros gostam disto: