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COACHING E LIDERANÇA

Coaching e Liderança

O coaching hoje bastante difundido nas empresas ganhou relevância a partir de 1990 pela sua capacidade de atender demandas geradas pelas rápidas transformações sócio econômicas que impactaram o mundo empresarial e que alteraram o papel do executivo e o tipo de liderança por ele exercida. O modelo comando-controle aonde o líder liderava  pelo medo e controle dá lugar no mundo contemporâneo  a um modelo mais democrático aonde os lideres passam a ser integradores de equipes  multifuncionais atuando em cenários muitas vezes pouco estruturados, globalizados, voláteis, competitivos e imprevisíveis.

Outro aspecto a considerar no  século atual é o ingresso de novas gerações que trouxeram  uma visão de mundo, valores, crenças incompatíveis com a relação piramidal  e a cultura organizacional que existia até pouco tempo atrás (algumas empresas ainda não entraram no nosso século!) .

O novo cenário e as novas gerações exigem do executivo a capacidade de ir em busca do seu auto desenvolvimento   para que tenha competência para cuidar do capital humano sem o qual nenhuma empresa sobrevive.

Neste momento, a liderança é cada vez mais valorizada e como se trata de  uma habilidade que se aprende, as escolas e livros sobre o tema pipocam no mundo inteiro.

Participei de uma conferencia na semana passada e compartilho algumas anotações que fiz no workshop do Brain Tracy (Especialista em coaching, empresário e palestrante considerado a maior autoridade em desenvolvimento humano dos Estados Unidos). Sobre o que é ser líder:

  • Liderança é a capacidade de aceitar a responsabilidade, isto tem a ver com ação e não posição!
  • Liderança é a capacidade de obter resultados.
  • Líderes tem visão clara do futuro e pensam nele o tempo todo!
  • Líderes saem da zona de conforto, arriscam!

Coaching e liderança 1

Brain Tracy também destacou algumas das responsabilidades de um bom líder?

  • Estabelecer e realizar metas – Qual é o objetivo e prazo?
  • Comercializar e inovar – busque maneiras  melhores, mais fáceis, rápidas e baratas de criar e manter clientes. Líderes são obcecados na relação com clientes!
  • Estabelecer prioridade – O líder é responsável pela tomada de decisão!
  • Focar e se concentrar para que resultados melhores sejam possíveis.
  • Resolver problemas – foque nas próximas etapas .Líderes que não resolvem problemas são substituídos!
  • Ser um modelo a ser seguido!
  • Os hábitos dos líderes são seguidos . Se você chega tarde na empresa , todos chegarão também!
  • Perguntar -: Que resultados esperam de mim?

 Nós coachees temos  o desafio de mostrar as empresas que o processo de coaching é o caminho para ajudar os líderes a desenvolverem  esta habilidade  tão importante para que tenhamos empresas saudáveis tanto financeiramente quanto humanamente.

 

Quer ler mais sobre isso acesse:

Sou líder, e agora?

Coaching nas Empresas

 

Um forte abraço e até breve.

 

Mariane Ortiz

Experiência de mais de 25 anos de atuação como alta executiva de empresas líderes de mercado nos segmentos publicitário, mídia e entretenimento. A maioria no Grupo Abril em diversas funções sempre exercendo liderança e gestão de pessoas, a formação de sucessores e de equipes de alta performance chegando a Vice Presidente Comercial.

Coach Executiva, especializada no atendimento à executivos e profissionais liberais, com formação nas principais instituições do mercado, Instituto Eco Social e ICI – International Coaching Integration, ambas credenciadas pela ICF (International Coaching Federation), e com especialização em Human Dinamic e Comunicação Não Violenta . Certificada pela Centacs-Workplace Big Five Assessment na aplicação, análise e devolutiva.

Membro do ABRH e credenciada nível ACC pela ICF.

Formada em Pedagogia, Publicidade e MBA em Marketing de Serviços formada respectivamente pela PUC/SP, FGV e FIA/USP.

 

 

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