Posts recentes

Coaching Executivo – O papel do líder imediato

Papel do lider imediato1

 

No artigo  da semana passada  falamos sobre o papel do coachee no processo de coaching. Hoje vamos falar de um outro personagem muito importante para o sucesso de um programa de Coaching Executivo: o líder imediato do coachee.

É frequente encontrarmos empresas em que o processo de coaching executivo  é negociado entre a área de RH e o coach a partir de uma demanda da Diretoria da empresa, geralmente como recomendação de um processo de Assessment.

O coach é contratado, recebe informações sobre as competências que o coachee deve desenvolver, começa a realizar o seu trabalho e todas as negociações são intermediadas pelo RH, que presta contas à Diretoria.

O processo conduzido desta forma pode dar resultados dependendo do quanto o coachee está comprometido, conforme falamos no artigo anterior, porém se o seu líder imediato não for envolvido, é possível que o coachee encontre obstáculos para realizar suas ações de desenvolvimento ou mesmo que não receba o incentivo necessário para realiza-las e assim não atinja os resultados por mais que esteja comprometido com os mesmos.

O papel do líder imediato é de extrema importância para o sucesso de qualquer programa de coaching executivo. É ele que está diariamente em contato com o coachee, que conhece seus pontos fortes e os que precisa desenvolver e que pode apoiá-lo nessa jornada de desenvolvimento.

Sua participação é fundamental em todas as etapas:

  1. Reunião inicial – Alinhamento

O líder imediato deve participar ativamente desta reunião contribuindo com sua percepção sobre o desempenho e potencial do coachee bem como sobre os resultados esperados do processo.

Cabe a ele conversar com o coachee, conscientizá-lo sobre a importância do processo e alinhar as expectativas sobre os resultados esperados.

  1. Execução – Sessões de Coaching

Durante a execução o líder deve demonstrar claramente ao liderado interesse sobre o processo, dar feedbacks pontuais sobre mudanças que está observando em relação aos resultados esperados e reforçar essas mudanças.

Oferecer apoio ao liderado caso seja necessário e dar espaço para que ele pratique os novos comportamentos que estão sendo trabalhados no processo.

Estar sempre aberto ao diálogo com o liderado, apoiando na superação dos obstáculos que possam surgir e cuidando para que a empresa construa/mantenha uma cultura de desenvolvimento.

  1. Reunião intermediária – Acompanhamento

Participar ativamente desta reunião oferecendo sua visão  sobre o andamento do processo, sobre as mudanças  observadas e sobre suas expectativas em relação ao desenvolvimento do coachee.

  1. Reunião Final – Avaliação dos resultados

Participar ativamente desta reunião contribuindo com sua avaliação sobre os resultados do processo e propondo ações que garantam a sustentabilidade das mudanças ocorridas.

Finalmente, o papel do líder imediato não se encerra com a conclusão do processo de coaching. Ele é fundamental para garantir sua sustentabilidade, fornecendo feedback constante, propondo desafios, mantendo-se aberto ao diálogo e atento às necessidades de desenvolvimento de seus liderados.

Um abraço

Clarice Perrone

Conheça nosso serviço de Coaching Executivo.

 

%d blogueiros gostam disto: