Posts recentes

RESENHA DE LIVRO – A IMUNIDADE À MUDANÇA

iMUNIDADEEsse livro de Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey – dois Professores e Pesquisadores de Harvard University – elucidam como as mudanças podem ser dificultadas por nossas crenças e pressupostos individuais. Mostram também, como podemos ao mesmo tempo querer muito mudar e também ter comportamentos que vão contra esse desejo, criando uma verdadeira imunidade à mudança.

Por meio de muitos exemplo e estudos de casos, podemos ter uma visão clara de como vencer a força da paralisia que o sistema de imunidade à mudança provoca e transformar isso em ações que nos permitam realizar testes de nossos pressupostos paralisantes.

Os autores descrevem três platôs do desenvolvimento mental adulto e acreditam que para evoluir nesses platôs – que são sucessivamente de maior complexidade que o anterior – precisamos ampliar novos recursos psicológicos, capacidade de inovação, autogestão, responsabilidade pessoal e auto-direção.

Abaixo os platôs de desenvolvimento mental adulto, apresentados no livro:

Platôs de Complexidade

Segundo os autores do livro  Imunidade à Mudança, os ambientes organizacionais estão exigindo que os profissionais avancem no grau de complexidade de seu desenvolvimento mental. Os trabalhadores que antes podiam atuar com traquilidade com sua mente socializada, hoje são exigidos a atuar com uma mente autoral. Lideres que atuavam com sucesso com a mente autoral, agora precisam desenvolver uma mente autotransformadora. Para isso não é suficiente a incorporação de novos conhecimentos e habilidades técnicas, esses são desafios adaptativos, que só podem ser superados com a evolução da complexidade da mente.

Para conquistar uma adaptação a uma nova necessidade precisamos entender qual é o desafio e como ele se contrapõe á nossa capacidade mental atual e também buscar uma solução em que nós mesmos possamos nos adaptar de alguma forma às novas demandas.

Segue abaixo um exemplo de raio X de imunidade à mudança:

Exemplo Imunidade

O livro apresenta algumas ferramentas que podem contribuir para nos ajudar a superar nossa imunidade a mudança:

  • Testes de pressupostos;
  • continuum de progresso;
  • pesquisa de subversão de imunidades;
  • identificação de pontos de captura e meios de escape.

 

Não vou descrever cada uma dessas ferramentas, pois isso está bem explorado no livro e espero que desperte sua curiosidade, leitor do Blog.

Esse livro é recomendado para quem deseja provocar mudanças em sua vida e também para profissionais que trabalham com desenvolvimento de pessoas.

Quer ler mais sobre a imunidade à mudança clik aqui.

Titulo: Titulo: Imunidade à mudança

Autores: Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey

Editora: Campus Elsevier

Boa leitura a todos!

Aproveite para se inscrever no Blog e receber um aviso sobre as nossas novidades. Faça isso inserindo seu e-mail no campo Inscreva-se.

 

Yara Leal de Carvalho

yara@questaodecoaching.com.br

www.questaodecoaching.com.br

https://www.facebook.com/questaodecoaching

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: