Posts recentes

O QUE É E O QUE NÃO É COACHING

diferenças

Coaching, Mentoring, Cousenling, Consultoria, Terapia – todos processos de suporte, disponíveis para contribuir com pessoas e/ou empresas rumo à ampliação de possibilidades na solução e encaminhamento de questões desafiadoras. Como saber qual deles é o mais recomendável para cada situação?

Apesar de todas essas metodologias terem um objetivo genérico similar, cada uma delas possui particularidades e aborda as demandas de desenvolvimento por meio de intervenções diferentes.

Para clarificar as diferenças e semelhanças entre essas abordagens é interessante conhecermos as respectivas definições:

Coaching é um processo estruturado, não diretivo que se orienta do presente para o futuro (do estado atual para o estado desejado), no qual o Coach estabelece uma parceria com o cliente a fim de ajudá-lo a atingir seus sonhos e objetivos. Por meio de perguntas, reflexões, exercícios e outras ferramentas, o profissional incentiva a mudança, a ação e o aprendizado para que o cliente obtenha respostas novas e eficazes na realização daquilo que deseja.

Consultoria também é direcionada do presente para o futuro, mas nesse caso o Consultor possui um know how e após analisar o estado atual de uma área ou empresa, para compor um diagnóstico, faz recomendações para que o cliente alcance um estado desejado no futuro.

Counseling é um processo de interação entre o counselor e uma pessoa que está passando por uma crise, cujo objetivo é apoiar o cliente a tomar decisões de caráter pessoal ou profissional. O objetivo e analisar possibilidades de ação, ajudando o cliente por meio de aconselhamento. encorajamento e apoio emocional.

Mentoring é uma abordagem que consiste em uma pessoa experiente ajudar outra que esteja em um momento de carreira anterior. O mentor é um guia que possui vasta experiência no campo de atuação do mentee.

Terapia tem como objetivo principal a cura de disfunções psicológicas, o processo tem seu direcionamento do passado (onde se encontram as origens das disfunções – os traumas) para o presente. A confidencialidade das questões abordadas durante as sessões é protegida por lei.

Abaixo alguns exemplos da aplicabilidade de cada uma dessas metodologias de suporte ao desenvolvimento:Tabela Yara1

Cada um desses processos apresenta suas especificidades, mas as delimitações entre eles muitas vezes não são claras, pois em muitos casos podem parecer interligadas. É um desafio constante para os profissionais da área, transitarem entre esses tipos de intervenções respeitando as delimitações de campo entre elas. Representam estilos de ajuda diferentes, mas todos se ocupam do desenvolvimento de pessoas e/ou empresas.

Espero que esse artigo possa contribuir para que você leitor possa fazer escolhas mais acertadas na hora de buscar suporte profissional para questões de desenvolvimento pessoal ou de carreira.

Quer ler mais sobre coaching acesse os links abaixo:

Coaching nas empresas

Entrevista sobre coaching

Coaching Executivo – solução ou modismo

Conheça nossos Produtos e Serviços: http://questaodecoaching.com.br/coaching-executivo/

 

Abraços e até o próximo artigo!

 

Yara Leal de Carvalho

yara@questaodecoaching.com.br

www.questaodecoaching.com.br

https://www.facebook.com/questaodecoaching

 

 

%d blogueiros gostam disto: