Posts recentes

QUAIS SÃO SEUS VALORES E COMO ELES DIRECIONAM SUA VIDA?

 

Valores1

Você já parou para pensar no que rege a sua vida? Por que toma determinadas decisões em detrimento de outras, em que situações você se sente confortável e em quais não se sente bem? Do que você não abre mão na sua vida?

Se você prestar atenção, a resposta a todas essas perguntas vai inevitavelmente trazer à tona as coisas que realmente você valoriza e das quais não abriria mão em qualquer circunstância e, se o fizesse, com certeza se sentiria incomodado. São os nossos valores.

Em que situações de nossa vida é importante estar consciente de nossos valores?

Arrisco o palpite de que em todas, sejam elas no âmbito profissional ou pessoal.

Em termos profissionais muitas vezes nos sentimos insatisfeitos com nosso trabalho, angustiados, frustrados, e não nos damos conta de que isto ocorre porque nossos valores não são congruentes com os valores da empresa na qual trabalhamos e somos de certa forma obrigados a agir de uma maneira que fere nossos princípios. Por este motivo, é importante, antes de ingressarmos em uma organização procurarmos conhecer quais os valores que norteiam suas práticas e se estão de acordo com nossos próprios valores. Depois que estamos na empresa é importante identificar se o discurso é coerente com a prática. Muitas vezes os valores divulgados pela empresa não são consistentes com o que observamos nas ações de seus executivos, lideres e demais membros da organização. Nesse momento é importante pensar se vale a pena continuar nesta empresa e abrir mão de valores importantes para você.

Estas mesmas questões aparecem em nossa vida pessoal quer seja em relacionamentos afetivos ou de amizade. Compartilhar valores é essencial para a manutenção destes relacionamentos.

Em processos de Coaching identificamos muitas vezes que as pessoas não conseguem caminhar na direção de suas metas porque estas não estão alinhadas com seus valores. Em geral isto não é consciente e a pessoa não percebe que seu subconsciente está impedindo que atinja uma meta que não condiz com as coisas que valoriza, ou seja, você acaba se sabotando para não atingir uma meta que fere seus valores.

Em suma, quanto mais consciente você estiver de seus valores, mais sua mente inconsciente vai te ajudar, e portanto, mais fácil é para ficar motivado, perseverar, persistir.

Nossos valores estão intimamente ligados ao nosso senso de identidade. Eles nos revelam quem somos e porque tomamos determinadas decisões em nossas vidas. Em geral são constantes ao longo da vida podendo apenas mudar de posição na nossa hierarquia de valores dependendo do nosso momento de vida.

Alguns valores são comuns a todas as áreas de nossa vida e podem ser chamados de Valores Centrais enquanto outros dependem do contexto. Por exemplo, o que é importante para nós na área familiar pode ser diferente em outra área da vida.

Existe também uma diferença entre ”valores meio” e “valores fins”. Muitas pessoas confundem estes dois tipos e acabam batalhando por um valor meio e  não alcançam o que realmente desejam. Por exemplo, o dinheiro pode ser um valor meio e se a pessoa não souber porque está batalhando por dinheiro quando o conseguir poderá se frustrar por não saber o que realmente significava este valor para ela: Felicidade? Sucesso? Poder? Liberdade? Segurança?
Os “valores” fins são aqueles que o tornam realizado, fazem sua vida rica e compensadora. Um dos maiores desafios é o fato das pessoas fixarem objetivos sem saberem o que realmente prezam na vida, e assim acabam indagando, ao alcançarem seus objetivos? “Isso é tudo?”

E você? Conhece quais são seus valores fins? Como percebe sua vida pessoal e profissional em relação a esse valores? Eles te dão o suporte necessário para uma vida plena e realizada?

Deixe aqui seus comentários. Compartilhe conosco sua experiência.

Abraços

Clarice Perrone

Quer ler mais sobre Valores acesse os links abaixo:

http://questaodecoaching.com.br/2011/04/27/quais-sao-os-seus-valores/

http://questaodecoaching.com.br/2013/09/16/construindo-valores/

 

%d blogueiros gostam disto: