Posts recentes

FLEXIBILIDADE E ADAPTAÇÃO – COMO ESSAS COMPETÊNCIAS PODEM INFLUENCIAR SUA CARREIRA

Flexibilidade e Adapação

Como sobreviver em um mundo em constante mudança, onde o ontem nunca é igual ao amanhã? Responder a essa pergunta pode ser fundamental para garantir a sustentabilidade de nossa carreira. Na atualidade, onde a mudança é a única certeza com a qual podemos contar, descobrir o que pode garantir a continuidade da nossa vida e do nosso “ganha pão” é entender que competências podem nos ajudar nessa missão. Missão essa que muitas vezes pode parecer impossível e digna de um super-herói!

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”

Frase atribuída a Darwin

 

Sem flexibilidade e capacidade de adaptação sua carreira corre sério risco de descarrilar. Como mudar é inevitável, desenvolver a competência para se moldar às novas condições de trabalho é o que as empresas e o mercado em geral esperam dos profissionais. Seja você empregado, empreendedor ou consultor, essa realidade frenética de construção e reconstrução é igualmente desafiadora.

Outro componente desse cenário é a rapidez com que nos adaptamos e incorporamos as novas necessidades e demandas profissionais. O mundo está acelerado e as pessoas tem que pegar o “bonde andando”, ou seja não basta ser flexível e adaptável, ainda temos que fazer isso de forma ágil.

“A maneira mais eficiente de lidar com o momento atual é estar em movimento permanente – aprendendo sempre, inovando e desenvolvendo novas competências”

Eugênio Mussak

Ser flexível e adaptável é aceitar a realidade sem criar resistência ou barreiras. Se a mudança é inevitável é melhor inspirar-se no movimento da água ao encontrar barreiras – ela naturalmente se rearranja e se molda às condições que se apresentam.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Betania Tanure Associados, realizada em 2014 com 1000 executivos, mais de 50% das empresas brasileiras apontam a flexibilidade para resolver problemas como o fator principal que leva a uma promoção – fonte Revista Você S/A abril 2015.

Abaixo algumas estratégias para desenvolver a flexibilidade e capacidade de adaptação:

  • Aceitar a mudança – manter a mente aberta para aceitar a realidade como ela se apresenta e reagir positivamente é o primeiro passo.
  • Desapegar do passado – o que passou só deve servir como referência caso tenha algo de aplicável à nova situação e deve ser esquecido caso venha à mente como um sentimento saudosista.
  • Atuar como facilitador – trabalhe a favor da mudança; contribua para que o processo seja rápido, transparente e saudável.
  • Aproveitar a oportunidade de aprendizado – toda a mudança traz um potencial de desenvolvimento, saiba aprender e tirar vantagem para o seu desenvolvimento.
  • Buscar apoio – caso sinta-se perdido, busque ajuda para que possa se reenquardar e contribuir com o processo. Um processo de coaching pode ser providencial nessas circunstâncias.
  • Buscar informações – mantenha seu “radar” funcionando. Busque informações e atualizações. Quanto mais conhecimento tiver, maior sua capacidade para agir em prol das necessidades do momento.
  • Desenvolver o perfil de formador de opinião – assuma o protagonismo em momentos de crise e mudança. Sendo proativo você causará impacto positivo nas pessoas que estão ao seu redor.
  • Acreditar que vai dar certo – essa atitude mental vai ajudá-lo a encarar a instabilidade com otimismo.

Uma vez que não temos garantia de que o futuro será similar ao passado e ao presente, ser adaptável, aprender com rapidez e ter flexibilidade são as competências que podem enquadrar um profissional na categoria de talento com potencial em que a empresa deva investir para garantir que desenvolva sua carreira dentro da mesma.

E você é adaptável? Escreva-nos dizendo o que pensa sobre isso!

Quer ler mais sobre carreira, acesse os links abaixo:

Potencial: Como avaliar?

Mudança de Carreira

Carreira – Bancar o pequeno não ajuda

Estratégias para transição de carreira

Escolhas e Carreira

 

 

Até o próximo artigo!

Yara leal de Carvalho

yara@questaodecoaching.com.br

www.questaodecoaching.com.br

https://www.facebook.com/questaodecoaching

 

(6) Comments

  1. Silene Morikawa

    Artigo muito bom. Suscinto, resume bem as competências necessárias para crescer frente a atual instabilidade financeira e mercado dinâmico.

    1. Yara Leal - Post author

      Olá Silene, É verdade, o nosso mundo anda tão instável que se não formos ágeis, flexíveis e adaptáveis, é muito provável que percamos o passo de nossas carreiras. Que bom que gostou do artigo, seus comentários serão sempre bem vindos! Abrs,

    1. Yara Leal - Post author

      Evandro, que bom que gostou e espero que possa aproveitar algo em sua carreira. Continue compartilhando suas opiniões conosco!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: