Posts recentes

CUIDADO COM O QUE DESEJA !

09.02.15

Pensando no seu próximo final de semana, que foto deseja tirar para, colar ou salvar, no seu álbum? Você aparecerá nela cansado e triste ou alegre e fazendo algo que gosta muito? Qual a imagem criada internamente de onde estará profissionalmente daqui a 3 anos? Realizado ou na mesma posição que se encontra hoje? Como se vê aos 70 anos, ativo, doente, trabalhando, viajando etc.?

Todos nós, temos sonhos, objetivos, buscamos a auto realização pessoal e profissional, mas poucos são aqueles que criam um cenário interno do que desejam conquistar ou prestam atenção às visões de futuro que constroem inconscientemente.

Já ouviu falar de profecias auto-realizáveis? Se a resposta for não, saiba que esse fenômeno social ocorre frequentemente em nossas vidas. Profecia é um prognóstico, uma previsão do que ocorrerá.

O professor de comportamento organizacional em Harvard, Robert Merton, é autor da expressão self-fulfilling prophecy – ou profecia auto-realizável –, que explica a influência que uma visão do futuro tem sobre os acontecimentos que esse mesmo futuro trará. Ou seja, quando imaginamos – desejamos, ou tememos – um acontecimento futuro, nos organizamos muitas vezes de forma inconsciente, para que ele se torne realidade.

No seu livro Social Theory and Social Structure, o sociólogo explica: “A profecia auto-realizável é, no início, uma definição falsa da situação, que suscita um novo comportamento e assim faz com que a concepção originalmente falsa se torne verdadeira”.

Por exemplo, imagine um estudante sobre quem pais e amigos por alguma razão começam a dizer que não conseguirá terminar o ano na escola por ser incapaz ou rebelde. Mas isso não é verdade. Bem, se ele acreditar nisso, então provavelmente vai se desanimar. Não vai querer estudar mais. Talvez se revolte até com os professores e a escola. No final, o resultado é que ele não passará de ano. De fato, ele mesmo concretizou uma “profecia” que era falsa, parecendo no final que era verdadeira, que realmente se cumpriu. O mesmo pode ocorrer no ambiente corporativo, quando um gestor não acredita no potencial de desempenho de sua equipe.

Infelizmente, vemos muitos casos desse fenômeno nas escolas, organizações e nas próprias famílias. Existe um ditado árabe que diz “Cuidado com os seus desejos, pois podem se tornar realidade”. Temos que atentar às nossas previsões pessoais, elas tem o estranho hábito de se concretizarem.

A melhor maneira de prever o futuro é construí-lo! Lembre-se, quanto mais senso de realidade, pensamento estratégico e atitudes mentais positivas, melhor. Preste atenção nas crenças das pessoas com quem anda e como as informações externas e internas, também o influenciam.

Boa semana!

Cassia Verginia de Resende

cassia@questaodecoaching.com.br

  • Aw, this was a rather very good write-up. Getting the year and authentic work toward deliver a favourable write-up… however what can I say… I be reluctant a entire great deal and put on’t pay for toward choose everything performed.

%d blogueiros gostam disto: