Posts recentes

Etiqueta no trabalho: Elegância de caráter

ETIQUETA NO TRABALHOUm dos diferenciais dos locais de trabalho harmoniosos, diz respeito à etiqueta profissional. Este item tão importante e que envolve regras de relacionamento e comportamento pode elevar um profissional ao destaque ou afundá-lo de vez perante a Organização.

Gafes e mal entendidos poderão ser evitados se regras básicas forem respeitadas, privilegiando a gentileza e a diplomacia. Abaixo seguem alguns temas onde a etiqueta dá o tom para a boa convivência no ambiente de trabalho e por isso devem ser considerados:

  1. Comportamentos-chave: Respeito aos colegas, atenção à privacidade do outro, comunicação cordial, solidariedade e comprometimento.
  2. E-mails: ao enviar e-mail, certifique-se de que a mensagem seja enviada apenas para as pessoas interessadas no assunto. É desagradável entulhar a caixa de mensagens dos colegas desnecessariamente. Vale também o alerta de que o tom formal ou informal do texto dependerá do grau de intimidade com o destinatário.
  3. Ambiente de trabalho: Cumprimentos nos corredores e elevadores são bem vindos, assim como evitar a conversa ao celular em voz alta nestes recintos.
  4. Conversas com colegas: Saber ouvir e não interromper a comunicação do interlocutor, evitar assuntos íntimos ou de salários, críticas ao chefe, fofocas e tom de voz agressivo.
  5. Smartphone: durante uma reunião, deixe o celular ligado se estiver aguardando uma ligação importante e avise aos participantes (lembre de coloca-lo num volume um pouco mais baixo). No caso de palestras use sempre o modo silencioso.
  6. Festas: Aceite a participação na brincadeira de amigo secreto durante as festas de confraternização, essa atitude ajuda na integração com os colegas. Evite o uso de bebida alcoólica em demasia e a exposição extravagante na pista de dança. Deixe isso para quando estiver na companhia dos amigos pessoais.
  7. Reuniões: Mantenha a pontualidade, seja focado, escute com atenção e interesse e respeite a opinião dos colegas.
  8. Hierarquia: Observe a hierarquia na comunicação profissional, de forma que o seu gestor não se sinta desapontado pelo fato de você comunicar-se diretamente com o chefe dele.
  9. Vestimenta: Evite roupas justas, decotadas ou demasiadamente extravagantes para o ambiente (cores vibrantes, brilhos, adereços)
  10. Organização: Mantenha seu local de trabalho bem organizado e limpo para não destoar do ambiente geral.

Segundo a estilista Glória Kalil, mais do que a deselegância no vestir, é a deselegância do caráter. Portanto, os pequenos atos do dia-a-dia e a maneira de agir e reagir no ambiente de trabalho moldam a dignidade de uma pessoa e refletem na coerência de suas atitudes, impactando diretamente na maneira como os seus valores são percebidos por toda a Organização.

Abraços,

Liana

liana@questaodecoaching.com.br

www.questaodecoaching.com.br

%d blogueiros gostam disto: