Posts recentes

COMPARTILHANDO – XII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PNL

 

Foto inico

Nos dias 19, 20 e 21/08 aconteceu o XII Congresso Latino-Americano de PNL, tive a oportunidade de acompanhar a programação dos dias 20 e 21 e gostei muito de ter participado e aprendido com palestrantes de alto nível. O Congresso foi organizado pela ápice – Desenvolvimento Humano e o INAp – Instituto de Neurolinguítica Aplicada. Vou compartilhar um pouco do conteúdo das palestras que mais me chamaram a atenção. Lembrando que tudo o que foi apresentado teve qualidade, mas vou destacar aquilo que para mim foi mais marcante.

Panorama Neuro Social – Palestrante Walter Hermann KerthFoto Walter Hermann

“O Panorama Social é uma ponte entre a PNL e as Constelações Familiares, trabalho com a camada mais profunda de consciência e é uma ferramenta poderosa para fazer constelações na imaginação. Usado para soluções de conflitos, para desativar scripts e padrões de comportamento. Tem como premissa que cada pessoa ou coisa ocupa um espaço em nossa representação mental. Andamos pelo mundo com todas as pessoas que ocupam espaço em nossa mente.”

“O modelo do panorama social é uma ferramenta para analisar e resolver problemas da vida social.” (Lucas Derks)

Foto fernandoPNL e Atenção Plena – Palestrante Fernando Dalgalarrondo

“A capacidade de atenção consciente é limitada, frequentemente somos capturados por estímulos novos. A vida está repleta de distrações. A realidade é algo que mal conhecemos, entramos em contato com ela no nível de nossas representações internas. A consciência está ligada a capacidade de estar presente no aqui e agora. Temos a tendência a observar as coisas e logo começamos a interpretar, alucinar e relacionar com outros aspetos, e isso nos distancia da realidade. A meditação é uma ferramenta que auxilia nesse processo de desenvolver a atenção plena – é a terapia mais barata que existe.”

Emagrecimento Sustentável – Palestrante Plinio de SouzaFoto plinio

Trouxe alguns dados de pesquisa:

“Quase metade da população com 20 anos ou mais, está acima do peso (49%). 45,8% dos brasileiros afirmam pensar em programas alimentares, 10% dessa população topa qualquer coisa para perder peso. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Se o Brasil mantiver o ritmo de crescimento do número de pessoas obesas, em dez anos elas serão 30% da população, padrão similar ao encontrado nos Estados Unidos. Fonte: site Rádio França Internacional (RFI).

Detalhou de forma abrangente as causas emocionais da obesidade:

Compulsão: comida como compensação; padrões familiares / cultura; fuga afetiva e sexual; fuga da beleza; apego à autoimagem atual; valorização do prazer através da comida; resistência à atividade física; válvula de escape contra emoções desconfortáveis; rivalidade com pais ou sociedade; usar a comida como presente ou recompensa; magreza excessiva na infância; dificuldade de suportar a estranheza dos outros às mudanças.”

Mudança Emocional Radical – Viver Feliz Requer Poucas Emoções – Palestrante George Vittorio SzenésziFoto george

Emoções são: coleções de mudanças no estado do corpo em resposta a suas experiências com o mundo externo e suas representações internas. Informam se as experiências reforçam, ameaçam ou abalam a integridade da sua vida. A ciência descobriu a ligação neurológica entre as emoções, a inteligência e a racionalidade. As emoções e a capacidade de planejar, decidir, executar e conviver socialmente “se cruzam “em vários locais do cérebro. Emoções e sentimentos desagradáveis são sinais de alarme informando a necessidade de aprender, compreender ou aceitar experiências.

Terapia da Linha do tempo ajuda: tratamento simultâneo de vários problemas; neutralização rápida de “arquivos” de emoções (de 2.500 a 3.000 memórias cada um) de raivas, tristezas, medos, culpas, mágoas, etc; Tratamento de traumas sem a revivência dos eventos dolorosos; tratamento de causas emocionais de doenças e disfunções orgânicas; mudanças generativas muito rápidas através do alinhamento profundo da estrutura dos valores; tratamento de estados emocionais negativos persistentes e condições de dependência; tratamento dos bloqueios da vida para alcançar objetivos complexos e estados de realização pessoal, profissional e espiritual.”

Coaching Sistêmico Quântico – Palestrante Bernd IsertFoto bernd

“Nossa vida está ficando cada vez mais complexa e estamos nos tornando confusos, com todos esses desafios podemos ficar mais restritos e nos perder nas prioridades e perder também nossos recursos. Assim ficamos mais dependentes da aprovação dos outros e corremos como coelhos. Quando temos tempo para refletir percebemos que somos bem mais do que coelhos correndo. Quando encontro espaço interior posso sair do filme que estou repetindo há tempo e descobrir que esse pode não ser o único filme possível para minha vida. Eu posso mudar o filme da minha vida, o universo é muito grande e existem muitas possibilidades, muitos filmes disponíveis. Como seria se eu tivesse acesso a todos os filmes disponíveis e pudesse escolher qualquer um para minha vida? Como fazer a mudança para o filme escolhido? Pode ser que minha árvore seja maior que o espaço que tenho na minha vida agora. O Coaching Sistêmico Quântico trabalha com a matriz sistêmica da vida.”

Foto khristianPNL e Sistema Eneagrama 360: Além da Tipologia – Palestrante Khristin Paterhan

Eneagrama como sistema filosófico e não somente como tipologia. A tipologia é boa, mas estanque, é necessário aprofundar mais e entender como se beneficiar com os resultados do eneagrama. A personalidade é algo que você não é e pode ser observada, então podemos modificá-la. Quando nos esquecemos de nós mesmos imaginamos a realidade de forma limitante e cada tipo do eneagrama age de maneira diferente nessas situações. Por exemplo, o nº 1 do eneagrama insiste em fazer as coisas do mesmo jeito, o 9 busca causas externas para culpa; o 4 enxerga o mundo como egoísta e limitado. Assim ficamos presos a muitas caixinhas e não vemos mais possibilidades. O eneagrama pode nos ajudar a enxergar tudo isso e provocar as mudanças desejadas.

Espiritualidade, Intuição e PNL Sistêmica – Palestrante Nicolai CursinoFoto nicolai

“PNL TRADICIONAL – A “MÁQUINA PERFEITA” (VIA POSITIVA)

Pensamento Positivo (instalação por repetições ou técnicas);

Objetivos, Visualizações: criação do MEU próprio futuro. O Homem no centro da criação;

Eloquência e habilidades de oratória, linguística e persuasão;

Estados emocionais “positivos” e “produtivos” – âncoras, círculos de excelência;

Estratégias Mentais de alto resultado: estratégia Disney, ensaios mentais, memorização, motivação, aprendizagem…;

Aperfeiçoamento e Remoção de bloqueios e disfunções da máquina (personalidade).

PNL COM PRÁTICAS ESPIRITUAIS – “RENUNCIAR A MÁQUINA: ENTREGAR-SE AO DIVINO” –

(VIA NEGATIVA)

Meditação e observação: desapego e des-identificação de pensamentos, emoções e da própria noção de “eu”;

O trabalho pessoal não busca mudar ou aperfeiçoar NADA em SI. Apenas render-se ao divino. Ir além das ILUSÕES da personalidade;

FELICIDADE e REALIZAÇÃO podem ser encontradas APENAS nesse DIVINO;

Não há AÇÃO. Há RENDIÇÃO. Entro em UNO com o FLUXO e deixo-me levar.

Foto mauricioPanorama Neuroespiritual – Mauricio de Freitas

“Trabalhando com clientes, Lucas Derks, percebeu que, espontaneamente, eles falavam de personificações espirituais em seus Panoramas Neurossociais. Outra descoberta foi que a maioria dos ocidentais criou para si um Panorama Neuroespiritual, acima do seu Panorama Neurossocial. Por que é importante utilizar o Panorama Neuroespiritual?

  1. Para trabalhar de modo eficaz com a superação do luto.
  2. Para apoiar pessoas na libertação de possessão negativa (obsessão espiritual).
  3. Para transformar pensamentos e sensações de clientes que acreditam ser perturbados ou assombrados por parentes mortos.
  4. Para habilitar Consultores de Panorama Neurossocial, Coaches, Master Practitioners e terapeutas no trabalho com clientes cujas crenças religiosas são muito diferentes das suas.
  5. Transformar o sentimento de desconexão espiritual
  6. Para sanar a sensação de ausência de proteção e assistência espiritual de uma pessoa.
  7. Para criar experiências transcendentes, ampliando a consciência do indivíduo e promovendo insights.
  8. Para trabalhar com clientes que estão tendo problemas devido as suas crenças religiosas.
  9. Para o trabalho de Coaching, PNL ou terapia transcultural.

A experiência tem mostrado o fato de tais vivências “espirituais” serem muito mais acessíveis do que a maioria das pessoas pensa. Com os passos certos e na ordem correta, o cliente pode se encontrar em meio a uma experiência espiritual dentro de meia hora. (Lucas Derks)”

Comunicação Não Violenta – Palestrante Sven Fröhlich ArchangeloFoto sven

Mudança de foco: dos erros próprios e do outro, para as necessidades de todos. Cada agressão e cada conflito é uma expressão trágica de necessidades não atendidas.

O olhar auto-empático: Procurando minha necessidade – Qual é minha necessidade não atendida nesta situação?

O olhar empático: Procurando a necessidade do outro – Qual poderia ser a necessidade não atendida desta pessoa?

Vantagens da Observação:

Observações correspondem à realidade, são fatos.

  • Ninguém pode falar o contrário.
  • Observações não são ouvidas como críticas tão rapidamente, desta forma aumentam a probabilidade do outro escutar.
  • São um bom começo para conversar.

90% de nosso sofrimento acontece por causa de nossas interpretações!! (Marshall Rosenberg)

Quatro processos básicos na CNV: Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido.

Espero que aproveitem essas pitadas que compartilho com vocês.

Yara Leal de Carvalho

yara@questaodecoaching.com.br

www.questaodecoachinhg.com.br

https://www.facebook.com/questaodecoaching

Foto final

  • Aw, this was a fairly Wonderful posting. Getting the period and true hard work toward deliver a positive report… nonetheless what can I say… I wait a entire great deal and dress in’t find the money for in direction of just take almost everything finished.

%d blogueiros gostam disto: