Posts recentes

5 estratégias para ser mais persistente

Fonte: google images

Fonte: google images

A persistência é uma das atitudes essenciais para o sucesso. Ela faz com que contornemos os obstáculos e continuemos mesmo quando não obtemos os resultados esperados. Porém, persistir pode ser um grande desafio. Pois é preciso achar motivação interna e lidar com a frustração para evitar a desistência.

Se você deseja ser mais persistente, leia as seguintes estratégias e entre em ação!

1- Entenda o que lhe motiva – A sua motivação é essencial para sua persistência. Ou seja, é muito mais fácil persistir quando se tem um bom motivo para isto. Pergunte para você mesmo: por que estou fazendo isto? O que me motiva? A psicologia comportamental diz que os motivos internos (intrínsecos) como: realização profissional, pessoal, valores são mais fortes do que motivadores externos (extrínsecos) como salário e punição. Portanto, analise sua resposta. E veja se sua falta de persistência, na verdade, não é falta de motivação.

2- Identifique suas expectativas – Mesmo sem saber, nós criamos expectativas a respeito do tempo que uma atividade deveria levar e sobre os resultados que estamos buscando. Se nossos resultados não correspondem às nossas expectativas, ficamos frustrados e com vontade de desistir. Identifique qual o resultado mínimo que você espera obter quando inicia uma atividade e avalie se este é realista. Se não for, reveja sua expectativa. E se for realista e mesmo assim você não conseguir o resultado esperado, entenda que tem coisas que demoram mais do que gostaríamos ou que achamos que deveria demorar. Existem diversos fatores que afetam nossa performance. E a compreensão e a paciência, irão lhe trazer tranquilidade para continuar tentando. O não dar certo pode ser um feedback para melhorar sua estratégia e seguir em frente.

3- Mude sua crença- Ao longo de nossas vidas criamos concepções sobre nossas capacidades e identidade. E se você se considera uma pessoa pouco persistente, esta crença em si pode ser seu maior obstáculo. É algo chamado profecia autorrealizável. Nós, sem percebermos, fazemos coisas que comprovam que nossa crença está certa, mesmo que isto nos prejudique. Portanto, se você acredita que não é persistente, repita diariamente uma afirmação do tipo: “a cada dia aprendo a ser mais persistente” e comece a mudar sua programação mental. Aproveite e faça por escrito o exercício proposto no item a seguir.

4- Aprenda com você. Ninguém é 100% desistente. Se você está lendo este texto é porque você aprendeu a ler e consequentemente, persistiu. Talvez você não seja persistente no trabalho, mas em algum momento da sua vida você foi. Então, aprenda com você fazendo uma lista dos momentos que você foi persistente, e tente identificar a sua motivação, expectativas e o que você pensava a seu respeito naquele momento. Perceba se você utilizou alguma estratégia que o ajudou. Identifique e tente trazer estas respostas para a atividade atual em que você deseja ser mais persistente.

5- Visualize seu sucesso. Quando estiver diante das dificuldades, imagine-se atingindo seu objetivo. Como será e como você irá se sentir quando chegar lá? As imagens mentais criam detalhes, concretizam nossa meta, e são formas práticas de fazer uma meta SMART, o que aumenta a nossa chance de sucesso. Além disso, a técnica de visualização elicia emoções que modificam nosso

estado emocional e nos colocam em condição favorável para continuar tentando.

Portanto, experimente estas estratégias e compartilhe conosco quais foram seus resultados

A persistência realiza o impossível.   Provérbio chinês

Uma ótima semana e até a próxima.

Bruna Lauletta

bruna@questaodecoaching.com.br

Conheça mais sobre nossos serviços clicando aqui

(2) Comments

  1. Bruna Lauletta - Post author

    Alex, realmente, persistir é algo fundamental para o sucesso. Espero que as dicas ajudem porque às vezes persistir pode ser um grande desafio. Muito obrigada pelas palavras!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: