Posts recentes

RESENHA – POR QUE TRABALHAMOS

livro

Esse livro é uma verdadeira aula de como lideres podem dar propósito e ajudar seus subordinados a trabalhar com comprometimento e contentamento. As mudanças no mundo dos negócios exigem um novo papel para as lideranças. Hoje os lideres devem  não apenas gerar resultados, mas também promover significado ao trabalho.

Logo no inicio do livro os autores inserem o conceito de ORGANIZAÇÕES ABUNDANTES, ou seja, “empresas que possuem um ambiente de trabalho em que os indivíduos coordenam suas aspirações e ações para criar significado para si mesmo, valor para as partes envolvidas e esperança para a humanidade. Uma organização abundante é aquela que tem para dar e vender aquilo que mais importa: criatividade, esperança, resiliência, determinação, desenvoltura e liderança.”.

O livro propõe sete questões que ajudam os líderes a impulsionar a abundância, construir significado e agregar valor às pessoas e empresas.

São elas:

  1. Como sou conhecido? (identidade) – o senso de abundância é promovido por um claro senso de quem , somos ,  no que acreditamos e no que somos bons. Bons líderes ajudam os funcionários a conectar suas potencialidades à identidade da empresa.
  2. Para onde vou? (propósito e motivação) – a abundância aparece a partir de um sentido claro do que estamos procurando alcançar e por quê. Lideres devem identificar o que motiva os empregados e procurar combinar isso com as estratégias organizacionais.
  3. Com quem ando? (relacionamentos e trabalho em equipe) – nosso senso de abundancia aumenta se desenvolvermos relacionamentos significativos. Os líderes precisam ajudar seus grupos a desenvolver relacionamentos positivos e que propiciem o trabalho em equipe.
  4. Como construo um ambiente de trabalho positivo? (cultura) – a abundância se fortifica em ambientes de trabalho com rotinas positivas. Grandes lideres desenvolvem e promovem ambientes de trabalho que inspirem os trabalhadores e satisfaçam suas expectativas.
  5. Quais desafios me interessam? (contribuições personalizadas) – Quando os funcionários estão envolvidos em desafios que envolvam além de suas mentes também seus corações, a empresa cresce em abundância. Bons líderes conseguem personalizar os desafios para que os empregados estejam emocionalmente envolvidos com o trabalho
  6. Como respondo a descartabilidade e a mudança? (crescimento, aprendizagem e resiliência) – A abundância é incrementada quando nos arriscamos a atuar fora da nossa zona de conforto. Lideres de ponta gostam de mudanças a e ajudam seus subordinados a crescer e encarar as mudanças como oportunidades.
  7. O que me encanta? (civilidade e felicidade) – a abundância se frutifica em ambientes onde impera e cordialidade e o bom humor. Os bons lideres sabem incentivar a compaixão, criatividade, educação, o bom humor nas suas organizações.

Com esse breve apanhado, espero ter estimulado você, leitor, a investir seu tempo nessa leitura instigante. Ótima leitura para lideres que querem ajudar sua equipe a trabalhar com mais prazer

 

Titulo: Por que trabalhamos

Autores: Dave Ulrich e Wendy Ulrich

Editora: Bookman

 

Abraços e boa leitura a todos.

Yara Leal de Carvalho

yara@questaodecoaching.com.br

www.questaodecoaching.com.br

https://www.facebook.com/questaodecoaching

%d blogueiros gostam disto: