Posts recentes

Autoconhecimento: um olhar para dentro de si

delfos-oraculo

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo.”

       Esta frase estava inscrita no portão de entrada do Oráculo de Delfos, na Grécia. O coaching possui uma base filosófica de questionamento e autoconhecimento que remonta aos grandes filósofos gregos, entre eles Sócrates. Ele incentivava os homens a se questionarem e refletirem sobre si próprios e sobre todas as coisas. Conhecer a si mesmo é o ponto de partida para poder entender o mundo.

            Mas voltar os olhos para dentro de si não é uma tarefa fácil. Há quem prefira assumir a posição de passageiro na vida, sentar na janelinha e colocar o seu olhar nos outros à procura de defeitos. Uma posição bem cômoda para quem não sabe nada de si. Nesse sentido, maturidade ou experiência não tem a ver com a simples passagem do tempo contabilizado em anos, mas sim com um esforço real e intencionado do indivíduo em conquista-las a partir do que lhe acontece.

           Baseado nesse conceito eu só posso falar daquilo que sei através da experiência. Estou na busca incessante do autoconhecimento e o coaching para mim foi um ponto fundamental. Trouxe ao consciente meus valores, necessidades, meu perfil emocional, minha missão de vida e visão de mundo. Coloco como ponto chave do processo o autoconhecimento. Sem saber minimamente quem sou e onde estou, fica bem mais difícil saber o que fazer, como fazer, e qual resultado quero obter.

            As pessoas já possuem tudo o que necessitam para o sucesso e para contribuir com o Universo, basta deixar fluir essa sabedoria natural. Permita-se olhar para dentro, com coragem e sinceridade, pois há muita coisa a se trabalhar para melhorar. E também há muitas qualidades que devem ser expressas e utilizadas com mais frequência.

            Você é um ser Divino e tem todo Universo dentro de si, reconheça-se dessa forma e como parte dessa imensidão. O trabalho de autoconhecimento é acalmar a agitação mental e desvendar os véus que cobrem o seu verdadeiro poder natural, permitindo assim que seu dom único seja expresso no mundo.

            Aceita o convite? Quem é VOCÊ?!

            Posts relacionandos:

 Autoconhecimento e escolhas;

Entrevista com Gilberto Katayama;

Descomplicar é o caminho;

Como vai sua autoestima?

            Assine o feed de notícias inserindo seu email no canto inferior direito da página! Curta nossa página no Facebook e também estamos no Twitter!

            Um grande abraço

Alexandre Nakandakari

alexandre@questaodecoaching.com.br

www.questaodecoaching.com.br

(2) Comments

  1. walter bueno

    Tenho que montar uma palestra sobre "minha consciência" com esta simples leitura como se fosse a orelha de um livro já obtevi muitas informações.

    1. Alexandre Nakandakari - Post author

      Olá Walter! Obrigado pelo feedback! Estando ao nosso alcance, estamos à disposição para ajudar! Abraços!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: