Posts recentes

RESENHA – PIPELINE DE LIDERANÇA

Pipeline

Esse livro apresenta um conceito elaborado para contribuir para o planejamento de sucessão ajudando as empresas e ter um fluxo de desenvolvimento de lideranças que garante a evolução da empresa.

Só para aguçar sua curiosidade exponho abaixo um pequeno resumo dessa proposta:

Pipeline significa oleoduto ou encanamento. Os autores utilizaram esta metáfora para representar o caminho das transições na carreira de um profissional que tenha interesse em evoluir na hierarquia da empresa. A premissa principal é de que existem diferentes níveis de liderança, que exigem requisitos diversos dos profissionais para cada nível. Para cada novo nível de liderança alcançado é preciso realizar mudanças em três tipos de requisitos: Habilidades, Aplicação do Tempo e Valores.

Abaixo as transições mais significativas numa organização são:

  1. De gerenciar a si mesmo a gerenciar outros
  2. De gerenciar outros a gerenciar gestores
  3. De gerenciar gestores a gerente funcional
  4. De gerente funcional a gerente de negócios
  5. De gerente de negócios a gerente de grupo
  6. De gerente de grupo a gestor corporativo

Exemplificando na primeira passagem – De Gestor de si Mesmo para Gestor de Outros –algumas mudanças são necessárias:

  • Habilidades: de domínio técnico e específico para desenvolver equipe.
  • Alocação do tempo: de cumprir prazos pessoais para os projetos – normalmente no curto prazo por meio da administração do próprio tempo para planejamento anual – orçamentos, projetos.
  • Valores: de obter resultados por meio do domínio profissional para obter resultados por meio dos outros.

Para você que é um profissional que busca o desenvolvimento de carreira dentro das empresas esse conceito esclarece sobre as mudanças necessárias para cada nível de liderança e pode ajudá-lo na gestão e desenvolvimento de sua carreira e equipe.

Se você trabalha na área de Recursos Humanos essa teoria pode servir como base para estruturar o treinamento de liderança da empresa antecipando as necessidades de desenvolvimento para cada nível de Pipeline, pensando em desenvolver seus talentos internos, visando o sucesso na nova posição e garantindo o processo sucessório da empresa.

Se você é Coach esse é um ótimo embasamento para ajudá-lo a apoiar seus clientes a vencer desafios no quesito liderança.

Acredito que já elenquei vários motivos para vocês lerem esse livro. Espero de gostem e possam aplicar esse novo conhecimento em sua vida profissional.

Pipeline de Liderança – O Desenvolvimento de Líderes Como Diferencial Competitivo
Ram Charam
Stephen Drotter
James Noel
Editora Campus

Abraços e boa leitura a todos.

Conheça nosso Programa de Desenvolvimento de Líderes.

Yara Leal de Carvalho

yara@questaodecoaching.com.br

www.questaodecoaching.com.br

%d blogueiros gostam disto: