Posts recentes

Meta SMART e Propósito

 “Quem tem um porque enfrenta qualquer como.” (Viktor Frankl)duvidas

Caro leitor, nosso primeiro post de 2013 será uma provocação, no bom sentido. Quais foram suas promessas feitas no fim de 2012 para esse ano que chega? Elas estão bem definidas e tem um propósito? Eu o convido a ler e se permitir ser provocado…pois o ano de 2013 lhe oferece 365 novas oportunidades!!!
O que a meta tem a ver com o propósito e o botão de interrogação? Tanto a meta quanto o propósito partem de uma pergunta: por quê? Ultimamente pesquiso e procuro entender melhor a noção de propósito, independente se é de vida ou de uma empresa. Mas que todos devemos ter um propósito eu tenho certeza.
Há uns meses conversava com uma amiga querida sobre a meta SMART, sigla para Specific (específico), Mensurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-bound (tempo), trocávamos experiências sobre como cada um a utilizava em seu trabalho, eu como coach e ela como empreendedora. Ela me chamou a atenção para a relevância da meta, que pode estar perfeitamente definida, mas se não for relevante…
Entramos com o propósito! Muitas empresas atualmente deixaram um pouco de lado o trivial conceito de missão, visão e valores para convergir tudo em propósito. Por que fazemos o que fazemos? No que acreditamos? O que nos inspira? Por que vale a pena sair da cama de manhã, enfrentar duas horas de trânsito para ir e voltar do trabalho e passar o dia longe das pessoas que mais amamos?
Sua meta, ou promessa de ano novo, pode ser específica, mensurável, alcançável e ter tempo definido. Mas se não houver um motivo muito forte por trás, ou se você não souber qual é, será pouco útil.
Vamos repensar nossas metas e dedicar um esforço para encontrar a relevância delas? Comente, entre em contato, vamos aprender juntos…eu tenho um propósito para o que faço hoje, vamos conversar?! E também temos outros posts que podem ser úteis: E ação (http://wp.me/p1jS1w-qq), Viktor Frankl (http://wp.me/p1jS1w-rU).
Para ficar por dentro das novidades do blog, cadastre seu e-mail e receba todas as atualizações! Você também pode ficar sabendo pela nossa página no Facebook ou Twitter!

Grande abraço!

Alexandre Nakandakari
alexandre@questaodecoaching.com.br
www.questaodecoaching.com.br
Twitter: @QueCoaching
Facebook: Blog Questão de Coaching
%d blogueiros gostam disto: