Posts Recentes

Processo Seletivo: uma escolha também Sua!


Olá  querido leitor, tudo bem?

Escrevo hoje sobre Processo Seletivo. São aprendizados transformados em sugestões. Vale a pena ler também o post publicado na semana passada  pela minha amiga Yara Leal, entitulado “Novo Emprego! E agora?” que dá sequencia ao que escrevo neste momento.

Compartilho aqui sugestões que tenho sobre a fase de processo seletivo. Minha experiência vem de cada seleção e cada sessão de coaching que realizo.

Vamos a elas!

Para iniciar um processo seletivo, é importante que o candidato saiba que não existe uma fórmula mágica para sua aprovação em tal processo. Mais do que isto,  ele precisa estudar esta empresa em que deseja trabalhar. Ele deve buscar informações sobre a cultura da empresa, do perfil que ela busca em seus profissionais e o mercado em que ela atua. Neste momento de pesquisa, converse com pessoas que trabalhem ou já trabalharam nesta empresa, assim você obterá informações práticas, da visão de dia a dia de um funcionário.

Quanto mais você souber e entender sobre aquela empresa, você conseguirá perceber se ela está alinhada com seus valores e seu perfil. Sendo assim, estará mais confortável durante o processo seletivo e agirá da forma mais natural.

Importante ressaltar que este não é apenas um momento de escolha das empresas, mas também sua (do próprio candidato). É uma via de mão dupla, tenha certeza. Seja protagonista desta escolha e também sinta-se escolhendo a empresa que quer trabalhar.

Quando estiver na empresa para entrevista, preste atenção no ambiente, nas pessoas e veja se você se identifica com aquele clima e atmosfera. É importante que você trabalhe em um lugar onde sinta-se bem, uma vez que irá passar grande parte de seu dia  por lá.

Durante a entrevista, os selecionadores também falam subliminarmente sobre a cultura da empresa em suas perguntas. Preste atenção no que foi questionado e a forma com que esta pessoa conversa com você. Mais uma vez, evidências da empresa irão surgir e você terá mais subsídios para tomar uma decisão consciente e certeira.

Cada processo seletivo em que você tem a oportunidade de participar, você deveria fazer uma autoavaliação. Geralmente esperamos muito da empresa, do feedback que ela nos dá… mas mais importante do que isto, é o seu auto conhecimento e se perceber nestas situações.  O feedback não trará respostas sobre quem você é, mas apenas daquele momento em que o selecionador esteve com você. Quem tem estas respostas de como você é, é você mesmo! Avalie-se, olhe para si e aproveite estas oportunidades para aprofundar mais seu autoconhecimento.

Se este texto faz sentido para você, compartilhe sua experiência ou idéia a respeito.

Aproveite também para se inscrever em nosso Blog (caso ainda não seja inscrito) cadastrando seu e-mail aqui no lado direito, assim receberá semanalmente nossos artigos e poderemos compartilhar mais informações e aprendizados.

Também curta a nossa página no Facebook (Questão de Coaching).

Até breve, nos falamos e boa semana!

Ticiana C. Tucci

ticiana@youlead.com.br

(6) Comments

  1. Seeds of Dreams Institute

    Ótimo artigo, mostrando que também "ESCOLHEMOS" onde vamos trabalhar... as pessoas ficam sempre pensando no sentido inverso... eu, por exemplo, já "demiti" muitos líderes sem que eles nem imaginassem... risos..abraços... Claudemir

    1. Ticiana Caram Tucci

      Pois é Claudemir, a escolha também é nossa e está em nossas mãos. Vale a pena a pesquisa e reflexão de onde será nosso próximo local de trabalho, líder... Que bom que já fez algumas "demissões" conscientes, mesmo que estas pessoas nem imaginassem isto! Abraços e até breve. Obrigada pela contribuição.

    1. Ticiana Caram Tucci

      Olá Ricardo, interessante sua colocação e muito pertinente. Estamos em evolução constante e cada momento que participamos de um processo seletivo, já somos diferentes do momento anterior que realizamos outra entrevista. Sempre aprendendo e agregando novas experiências e formas de se posicionar frente a um processo seletivo, mas muito importante fazer a "lição de casa" e pesquisar aquele potencial novo local de trabalho e se está alinhado com seus valores e objetivos profissionais. Obrigada pelo comentário e continue conosco. Até breve, Ticiana

  2. Pingback: A Hora da Entrevista! | Questão de Coaching

  3. Pingback: A ENTREVISTA – PELO VIÉS DO ENTREVISTADOR | Questão de Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Latest Tweets

%d blogueiros gostam disto: