Posts recentes

LIÇÕES DE VIDA

Comecei a ler o Livro Projeto Felicidade que é best seller nos USA, da autora Gretchen Rubin e logo no início me deparei com os Segredos da Vida Adulta – uma lista com os aprendizados que a autora teve a medida que amadurecia. Achei muito interessante e me senti motivada a escrever as lições de vida que já acumulei. Quando somos muito jovens não nos damos conta de que tudo é um aprendizado, mas à medida que amadurecemos ficamos mais sábios, ou seja, conseguimos transformar os acontecimentos e vivências em conhecimento e aplicá-lo de maneira vantajosa para nossa vida.

Aí vão as minhas lições de vida, são muito particulares, mas podem ser úteis para mais alguém:

  1. Tudo na vida são fases, então não vale a pena se desesperar porque vai passar!
  2. Confiar na sua intuição. Para mim sempre valeu a pena!
  3. Escolher as brigas em que realmente vale a pena entrar. Antes de começar uma discussão pense se a questão é realmente importante para você ou para a outra pessoa envolvida.
  4. Ter método e organização sempre me ajudou a obter resultados.
  5. Fazer o que tem que ser feito agora, deixa a mente mais leve. Diminuir as pendências causa alívio e despreocupação.
  6. Conviver com pessoas diferentes de você é muito enriquecedor. Dá trabalho, mas vale a pena.
  7. Frente a uma situação de pressão ou conflito, não agir imediatamente. Agir por impulso não dá bons resultados.  Com a cabeça fria a melhor opção de ação vai aparecer.
  8. Ter menos expectativas em relação às pessoas. Assim haverá a possibilidade de você se surpreender e provavelmente irá se decepcionar menos.
  9. Pedir desculpas e reconhecer seus erros é muito construtivo para os relacionamentos.
  10.  Não fazer as coisas pelos outros é menos estressante para você e mais enriquecedor para os outros.
  11. Colocar sua saúde física e emocional na frente de todas as outras prioridades da sua vida. Sem saúde todo a resto fica comprometido.  Em primeiro lugar tem que estar sua integridade física e mental e não sua família, filhos ou trabalho!
  12. Quando estiver levando algo muito a sério, se pergunte – Isso faz diferença para o mundo? – se a resposta for não, deixe para lá. Essa atitude ajuda a relativizar as situações.
  13. A beleza estética dos ambientes para mim é tranquilizadora e inspiradora. Incluindo-se a estética em si e também a organização.
  14. Os relacionamentos são fontes eternas de aprendizado. Ouça o que as pessoas têm a dizer e aprenda com isso.
  15. Ter a mente aberta, com menos certezas e mais dúvidas, te leva ao caminho do aprendizado constante. Ter muitas convicções exclui possibilidades enquanto ter dúvidas amplia as possibilidades.
  16. É importante criar novas opções de comportamento, mas copiar também pode ser uma boa estratégia. Nada como se espelhar em alguém que você admira!
  17. Caminhar sozinha propicia a reflexão e a multiplicação de ideias.
  18. Pagar para fazer uma massagem é um ótimo investimento quando o nível de estresse está muito elevado.
  19. O refrigerante do copo do meu marido é sempre melhor que o meu!
  20. Conforme amadurecemos temos menos ataques de riso. Tenho tentado rir mais e ter mais ataques de riso, cultivar esse hábito é saudável e relaxante.

Para mim o esforço para elaborar essa lista foi muito instigante e acredito que me ajudou a trazer para consciência esses aprendizados e tê-los mais vivos em minha mente. Também cheguei a conclusão que algumas das lições eu realmente já aprendi, enquanto outras ainda estou em processo de aprendizado e tenho certeza que daqui a algum tempo terei mais lições para acrescentar.

Desenvolver essa lista é uma forma de “tomar posse” de seus aprendizados e de deixá-los disponíveis para utilização sempre que necessário. Durante um processo de coaching esse pode ser um conhecimento importante, que poderá ajudar a resolver problemas e superar obstáculos. O levantamento dessas lições de vida podem ser efetivas tanto num processo de Coaching de vida como também podemos levantar nossas lições da vida profissional, que serão úteis para o desenvolvimento da nossa carreira, no Coaching de Carreira.

Desafio você a escrever sua coleção de lições, no mínimo garanto que vai ser divertido! Depois me escreva contando….

Abraços,

Yara Leal de Carvalho

www.asdp.com.br

%d blogueiros gostam disto: