Posts recentes

ESCOLHAS E CARREIRA


Construir uma carreira é tarefa que exige dedicação, atenção e cuidado.  Desde o principio, fazendo a opção pelo curso técnico, pelo curso superior, ou pelo primeiro emprego, fazemos escolhas que vão determinar, em parte, o futuro de nossa carreira. Ter consciência de que essas escolhas provocam resultados é fundamental para assumir a responsabilidade sobre nossas ações e deixar de lado o papel de vítima das circunstâncias.

Quanto antes entendermos que tudo é simplesmente resultado de nossas escolhas, e que elas são um movimento de liberdade pessoal que vai determinar o caminho que a vida vai tomar, mais cedo podemos assumir o controle e a responsabilidade sobre nossa vida e especificamente sobre nossa carreira.

Existe a alternativa – Deixa a vida me levar – que não deixa de ser uma estratégia, contudo ela incentiva a postura de vítima, de culpar as circunstâncias, as pessoas e o acaso pelo que não sai do jeito que gostaríamos. Se quisermos ser os condutores de nossa carreira devemos nos tornar conscientes das escolhas que fazemos.

A escolha é um processo mental de pensamento envolvendo julgamento de múltiplas opções e seleção de uma delas para a ação. Escolher implica em renunciar a alguns desejos para viabilizar outros.

A questão é como fazer boas escolhas, como minimizar as perdas e aumentar os ganhos e com isso construir uma carreira que nos dê prazer e da qual tenhamos orgulho?

Algumas estratégias para fazer escolhas mais conscientes e acertadas são:

■ definir seus objetivos de longo prazo, assim sempre que tiver que escolher pode verificar se esse caminho estará fazendo você se aproximar ou afastar desses objetivos;
■ pensar nos impactos que determinada opção de escolha terá a curto, médio e longo prazo;
■ verificar se determinada opção de escolha está de acordo com seus valores;
■ evitar fazer escolhas impulsivas;
■ evitar se basear exclusivamente na intuição, fundamente-se em fatos e analise os prós e contras;
■ ampliar as possibilidades, levantando varias opções de escolha, para depois escolher a de maior potencial;
■ perguntar-se: se fizer essa escolha minha vida ficará melhor?;
■ evitar decidir sob forte emoção. Espere um momento onde a razão também esteja presente.
■ avaliar qual o impacto que determinada opção de escolha poderá ter nas pessoas que são importantes para você.

Cuidando do seu processo de escolha você estará direcionando sua carreira por caminhos que lhe trarão maior satisfação e terá o privilégio de elaborar um currículo profissional do qual se orgulhe e sobre o qual não tenha nada do que se envergonhar.

Experimente as estratégias sugeridas acima na próxima oportunidade que tiver, sei que não vai demorar muito, pois a partir da hora em que acordamos pela manhã,  já começamos a fazer escolhas… Deixe seu comentário e ou opinião sobre este post, eu vou adorar!

Abraços!

Yara Leal de Carvalho

Conheça nosso serviço de Coaching de Carreira

(4) Comments

  1. parceriaadm

    Yara, muito bom o texto. O Linkedin é uma ferramenta que possibilita ter contato com outras pessoas que produzem algo de construtivo e reflexivo. Estou organizando minha carreira e achei ótimas as dicas. Diferentemente de outros textos que li, você também traz uma proposta que envolve as pessoas que estão proximas a nós. Pensar na carreira é pensar também nos impactos que nossas escolhas irão trazer.

    1. Yara Leal

      Ricardo, Que bom que você gostou das dicas. É sempre importante lembrar que as nossas escolhas causam impacto nas pessoas que convivem conosco.. Obrigada pelo comentário e continue participando.

  2. Aline Campos

    Parabéns Yara! Suas palavras cabem bem em um seminário que apresentei recentemente na disciplina de RH II. Ficou compravado que muitos graduandos no fim do período ainda encontra-se perdido e mal aconselhado nas suas escolhas. Falta Planejamento e foco! De todos, apenas duas pessoas expuseram seu planejamento de carreira. Os demais, a preocupação é passar no período. Infelizmente é lamentavél. Abraços!

    1. Yara Leal

      Aline, concordo com você, os estudantes que estão para se graduar acabam não se preocupando com o planejamento de carreira e vão deixando a coisa acontecer. O processo de Coaching é uma ótima ferramenta que pode apoiar os jovens no estabelecimento de objetivos e na difinição de um plano de ação para conquistar suas metas profissionais. Grata pelo seu comentário. Continue participando...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: